Mona Lisa, originalmente La Gioconda (em italiano), é um dos quadros mais famosos do mundo e a obra mais célebre de Leonardo da Vinci. Foi produzida no século XVI e atualmente está exposta no Museu do Louvre, na França.
Pelo fato de a Mona Lisa ser tão afamada, existem muitas reproduções dela. Paródias, filmes, documentários e músicas, por exemplo, reproduzem esse ícone cultural reconhecido mundialmente.
Características da Obra
Trata-se de uma pintura a óleo sobre madeira que foi produzida entre os anos 1503 e 1506.
Ela apresenta o retrato (do busto para cima) de uma mulher serena. No mundo da arte é a obra mais cara do mundo, avaliada em muitos milhões.
Embora muitos acreditem que a tela possua grandes dimensões, o quadro tem apenas 77 cm de altura por 53 cm de largura.
A técnica utilizada é chamada de sfumato. Isso porque o material usado é esfregado na tela, o que oferece um estilo esfumaçado.
Leonardo da Vinci é considerado o criador dessa técnica, onde procurou demonstrar a perfeição e o equilíbrio das formas e das cores.
Em Mona Lisa, Da Vinci buscou harmonizar a relação entre o homem e a natureza, o que pode ser observado na paisagem no plano de fundo.
O Sorriso de Mona Lisa
Quando observamos a obra, temos a impressão de que Mona Lisa sorri levemente. Se olharmos para sua boca, notamos que ela está inclinada para baixo.